-
Arquitetos: Lucas Maino Fernández
- Área: 214 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Marcos Zegers
-
Fabricantes: CONCON MADERAS
Descrição enviada pela equipe de projeto. Situada nas proximidades da cidade de Villarrica, Chile, a Casa Bumerangue está localizada em um ambiente rural com colinas e grandes áreas de pastagem e árvores. Ao leste, a paisagem se sobrepõe à cordilheira e ao vulcão Villarrica, enquanto nas outras três direções parece ser um campo sem fim.
O projeto está localizado em um terreno retangular de cinco mil metros quadrados com uma orientação dominante leste-oeste, onde as duas frentes mais longas são a norte e a sul. Ele possui uma suave inclinação de norte a sul, onde o lado norte é caracterizado por ser uma fronteira artificial, uma cerca que marca a subdivisão da propriedade, gerando uma relação direta com o vizinho. Isso levanta a primeira problemática ou oportunidade de projeto e desafio, a privacidade por proximidade. Uma situação em que a proximidade é tão grande que a convivência futura pode se tornar desconfortável.
Por esse motivo, decide-se "virar as costas para o norte" ou não transformar essa fachada na principal do projeto, priorizando assim a vista para o leste e sul, em direção ao vulcão Villarrica. Isso é alcançado por meio de uma distribuição em "V" ou simulando um bumerangue, originando o nome do projeto. Duas alas programáticas unidas em um ponto de articulação criam o ponto de acesso e a partir dele surgem duas direções. De um lado, a área privada destinada aos quartos e, do outro, a área comum, um grande espaço integrado de estar, jantar e cozinha.
As fachadas norte e oeste são caracterizadas por um aspecto privado, com aberturas discretas, apenas o suficiente para permitir a entrada de luz e o enquadramento de certas condições. Por outro lado, a fachada sudeste é aberta e se destaca por suas paredes envidraçadas que acompanham o percurso da casa, proporcionando uma vista constante para o jardim e seu entorno. Ao mesmo tempo, essa fachada é acompanhada de um grande beiral o qual permite que o espaço coberto possa ser aproveitado em dias de chuva.
É um projeto que se caracteriza por "ter mais telhado do que casa", mais espaços intermediários do que internos. É um grande manto que abriga todos os programas da residência, desde garagem, área de serviço, churrasqueira, terraços, etc. Dessa forma, mantém-se a intenção de gerar um espaço unificado e não fragmentado ou disperso, um único elemento que contenha tudo. No exterior, é utilizado um revestimento de pinus de 1x8, disposto horizontalmente, a fim de criar uma conexão ou memória em relação às construções tradicionais da região, assemelhando-se aos galpões de madeira.
A Casa Bumerangue é um projeto unifamiliar para uma segunda residência, principalmente para uso nos fins de semana e feriados. Um projeto simples, que prioriza as vistas e as profundidades da paisagem rural, um manto que abraça tudo sob sua proteção.